Conservação de material genético com ThermoSense

Entenda como a solução modificou o processo operacional do Instituto de Imunogenética. 

ThermoSense no monitoramento de câmaras frias

O Instituto de Imunogenética (IGEN) é uma das filiais da AFIP-Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa, uma instituição privada e filantrópica. O laboratório realiza exames relacionados a imunogenética, como a histocompatibilidade para transplante de órgãos de doadores falecidos para a Central de Transplantes da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Esses serviços são frequentemente realizados para atender usuários do SUS.

Acompanhamento constante do estado de conservação das amostras do laboratório do IGEN

Tais serviços requerem um cuidado preciso da temperatura dos ambientes e das geladeiras que guardam as amostras utilizados nos testes do laboratório. 


A solução ThermoSense foi implementada nas geladeiras da IGEN em 2022, oferecendo uma plataforma intuitiva que permite o monitoramento em tempo real de temperatura mínima, máxima e umidade. A interface do sistema facilita a identificação rápida de falhas e auditorias de processos.

“A forma de identificação é muito prática, consigo ver instantaneamente as condições de cada geladeira, separar por andares e setores, e identificar os responsáveis por cada área.”

Além disso, através da plataforma dots, é possível acessar o histórico das alterações na temperatura e na umidade, dessa forma consigo analisar as falhas no processo durante as eventuais auditorias.

Resultados

A implementação da ThermoSense na IGEN transformou a forma como a instituição monitora e gerencia suas condições de armazenamento em relação à temperatura e umidade, resultando em maior eficiência operacional e conformidade contínua com as normas de segurança e qualidade.